top of page



SOBRE O PROJETO:
O Museu MIIM foi fundado em 2019 no contexto da pesquisa de doutorado do artista Francisco Valdean. O projeto museológico nasce com a proposta de funcionar em uma caixa de sapatos. Trata-se de uma pesquisa artística em movimento, com o objetivo de investigar as imagens produzidas sobre o maior bairro favelado do Rio de Janeiro, a Maré. A pesquisa é centrada na fotografia, mas é aberta, o que possibilita funcionar de forma multidisciplinar e em diálogo com todas as linguagens artísticas mareenses.
A identidade visual do MIIM foi concebida a partir de símbolos do cotidiano da Favela da Maré, extraindo formas e cores que fazem parte do imaginário coletivo dos moradores. Elementos de arquitetura, lazer e cultura foram analisados para construir uma linguagem visual autêntica e representativa.
As cores refletem a vivacidade do ambiente, enquanto as silhuetas foram trabalhadas de forma sutil e abstrata criando uma sensação de familiaridade sem sobrecarregar a composição. Dessa forma, a identidade valoriza as fotografias do projeto, garantindo que permaneçam em destaque.
@museumiim
Direção de arte, motion e design: Edilson Junior e Jordana Fecher
Fotografia: Francisco Valdean
bottom of page